Image for post
Image for post

O plutónio do DeLorean está quase a esgotar-se mas ainda há tempo para uma última viagem de volta aos anos 80. Esta última visita servirá de balanço final sobre as memórias mais vivas que a década me deixou em relação a filmes, música e videojogos e também para lançar um breve olhar sobre outros títulos que ficaram à porta da rubrica, principalmente por motivos de tempo e espaço. …


Image for post
Image for post

Este mês: um ser de outra galáxia que veio para encantar famílias e fazer colapsar o mercado de videojogos; um desastre que implicou um resgate de uma canção dos Beatles e uma luta contra o tempo ao volante de um icónico cavallino rampante.

Filme: ‘E.T. — O Extra-Terrestre’ (1982)

Elliott (Henry Thomas) é um menino de 10 anos que se depara com um pequeno alienígena refugiado nas traseiras da sua casa. A criança cria uma forte amizade com o inofensivo extra-terrestre, que foi deixado por engano na Terra, escondendo-o dos adultos. Com a ajuda da pequena irmã Gertie (Drew Barrymore) e do irmão mais velho Michael (Robert MacNaughton), Elliott vai fazer de tudo para proteger “E.T.” e evitar a todo o custo que ele seja capturado e possivelmente transformado numa cobaia pelos serviços secretos norte-americanos. …


Image for post
Image for post

Este mês: a caça ao homem é uma coisa do outro mundo; o Mozart da guitarra que deixou um legado de sinfonias eléctricas e quatro adolescentes de carapaça especialistas em despachar adversários e também pizzas.

Filme: ‘Predador’ (1987)

O major Alan “Dutch” Schafer (Arnold Schwarzenegger) é contratado pela CIA para tentar encontrar e resgatar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam na selva de um país da América Central. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros mas quando Dutch e a sua equipa chegam ao local, logo percebem que há algo errado. …


Image for post
Image for post

Este mês: um pontapé de grou para acabar com o bullying; uma banda abençoada pelas chuvas de África e um regresso às aulas para fazer tudo menos estudar.

Filme: ‘Momento da Verdade’ (1984)

O adolescente Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e a sua mãe mudam-se de Nova Jérsia para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não se consegue ambientar na sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma rapariga atraente que mostra sentimentos por ele. Porém, a situação de Daniel complica-se quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e os seus amigos começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pelos amigos de Johnny, ele é salvo pelo senhor Miyagi (Pat Morita), um velho mestre de karaté. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos de sua arte marcial, para que ele possa se defender dos amigos de Johnny, que também lutam karaté. …


Image for post
Image for post

O ténis é provavelmente o desporto individual mais popular do mundo. Praticado de forma recreativa por milhões de jogadores por todo o globo, é também uma modalidade desportiva que pode ser jogada em equipa, na variante de pares. Foi talvez seguindo esse espírito que a australiana Big Ant Studios, produtora e distribuidora de ‘AO Tennis’ e da sua sequela, se juntou à equipa da francesa Nacon (ex-Bigben Interactive), previamente responsável pelo jogo rival ‘Tennis World Tour’. Confuso? Para quem está familiarizado com os videojogos de futebol, é como que a Konami aceitasse produzir para a EA Sports o próximo jogo da série ‘FIFA’, em detrimento da sua própria franquia ‘PES’. A ambição de criar o melhor jogo de ténis de sempre foi assumida mas será que foi bem-sucedida? …


Image for post
Image for post

A série de jogos ‘Pro Evolution Soccer’ (PES) comemora 20 anos e a Konami disponibiliza mais uma versão da sua saga futebolística a todos os fãs do “desporto-rei” de comando na mão. Se tivermos em conta a designação com que o jogo é lançado no Japão — ‘Winning Eleven’ — a celebração chega mesmo às bodas de prata. Desta vez, e talvez como consequência dos tempos que vivemos em virtude da pandemia de Covid-19, a Konami optou por uma diferente estratégia: a nova versão é em tudo idêntica à anterior e mesmo o seu nome completo — ‘eFootball PES 2021 Season Update’ — sugere que se trata de uma actualização do ‘PES 2020’, a um preço mais acessível e que está também disponível em versões especiais de clubes parceiros da produtora nipónica. …


Image for post
Image for post

Este mês: um amor electro pode dar, irremediavelmente, curto-circuito; uma sorte grande de êxitos de verão e inverno e um ardina e entregar jornais e a partir janelas.

Filme: ‘Boneca Mecânica’ (1987)

No futuro, o executivo Sam Treadwell (David Andrews) vive feliz com a sua bela e sensual mulher, que é na realidade um andróide da série Cherry 2000. Quando a sua companheira é vítima de um acidente doméstico e entra em curto-circuito, Sam descobre que a mesma não poderá ser reparada e que aquele modelo específico já não se produz. No entanto, o disco de memória da sua ‘Cherry’, extremamente raro e valioso, encontra-se intacto e poderia ser utilizado para transferir toda a sua personalidade para um corpo novo do mesmo modelo. Determinado, Sam contrata a batedora E. Johnson (Melanie Griffith) para o conduzir a um depósito de robôs na Zona 7, um território interdito, devastado e altamente perigoso, onde aparentemente ainda se encontram unidades Cherry 2000. …


Um artigo de Ricardo Tarré Gomes

Image for post
Image for post

Este mês na rua do ulmeiro: deitar cedo e adormecer, dá sustos e faz morrer; o tele (disco) mais pedido de sempre na TV continua a martelar e Vangelis a preparar o jogador para um momento de glória e talvez para uma tendinite também.

Filme: ‘Pesadelo em Elm Street’ (1984)

Um grupo de adolescentes da cidade de Springwood, Ohio, tem pesadelos horríveis em que são atacados por um homem com uma camisola vermelha e verde às riscas, com um velho chapéu a tentar esconder uma cara desfigurada e uma luva com lâminas na mão direita. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que assassinou crianças e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono, onde esta presença dita as regras. …


Um artigo de Ricardo Tarré Gomes

Image for post
Image for post

Neste mês: Stallone e Pelé aliados improváveis contra os nazis e contra a troca de carreiras, uma sociedade das nações supersónica que começou com um sussurro descuidado e um treinador de fato treino que aposta na máxima que o futebol são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha.

Filme: ‘Fuga para a Vitória’ (1981)

Num campo alemão de prisioneiros de guerra, o major Karl von Steiner (Max Von Sydow), que no passado havia jogado pela seleção alemã de futebol, tem a ideia de fazer um jogo entre a Alemanha e uma seleção composta por prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um militar inglês que antes da guerra era um conhecido jogador de futebol. Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar a formação aliada para enfrentar a equipa alemã no Estádio Colombes, próximo de Paris. Enquanto os nazis, com a excepção do justo Steiner, tencionam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra do Terceiro Reich, os jogadores aliados, reforçados pelo guarda-redes norte-americano Robert Hatch (Sylvester Stallone) e pelo avançado de Trindade e Tobago Luis Fernandez (Pelé), planeiam uma arriscada fuga durante o intervalo da partida. …


Um artigo de Ricardo Tarré Gomes

Image for post
Image for post

Neste mês de desconfinamento: um teste de paternidade à força e um mestre com sabedoria acumulada de 900 anos mas ainda com problemas de sintaxe; uma dupla a solo a cantar e a tocar em lados diferentes e um jogo para todas as pessoas com capacidade de encaixe.

Filme: ‘Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca’ (1980)

São tempos negros para a Aliança Rebelde. Após um devastador ataque à sua base no planeta gelado de Hoth, os Rebeldes separam-se devido às perseguições Imperiais. Luke Skywalker (Mark Hamill) vai em busca do misterioso Mestre Jedi Yoda, nos pântanos de Dagobah, enquanto Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) despistam a frota Imperial em direcção à Cidade das Nuvens de Bespin. Numa tentativa de converter Luke ao lado negro, o maléfico Darth Vader atrai o jovem Skywalker para uma armadilha. …

About

Ricardo Tarré Gomes

Licenciado em Sociologia. Cinema, música e videojogos são áreas de eleição.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store